sábado, 17 de setembro de 2011

Editado por Lirio e Tita

Quadragésimo Oitavo Dia – 15 Setembro 2011

Abancay à Cusco

Na noite anterior, pernoitamos na cidade de Abancay no Hotel Turistas. É um hotel antigo, mas com uma razoável qualidade e a um bom preço. Havia televisão via satélite com direito a canais de televisão brasileira, coisa rara por aqui.

Na manhã seguinte, tomamos um café da manhã (fraquinho), abastecemos as motos e seguimos viagem. Novamente subimos a cordilheira com curvas e mais curvas.  O vento forte e frio, somado a altitude que atingiu mais de 4.000m acima do nível do mar, o que levou alguns companheiros a ter uma certa vertigem acompanhada de leve cefaléia.

O dia foi tranqüilo, e ao meio-dia já havíamos atravessado todo o centro da cidade de Cusco e nos encontrávamos estacionados na frente praça central com o intuito de achar um hotel. Mais uma vez, tanto as motos como nossas vestimentas chamaram a atenção e se iniciou uma grande aglomeração de pessoas. Segundo um dos companheiros, há horas em que nos sentimos “o gás da coca-cola” ou então “ a última bolachinha do pacote”.

Todos nos interrogam querendo saber a respeito de nossa expedição, valor das motos, profissão, enfim, geramos uma grande curiosidade nas pessoas. Ah, e se cobrássemos um sole por foto, recolheríamos centenas de soles, quem sabe até tiraríamos as despesas de toda a estada por aqui.  Além do público, um canal de televisão e de uma emissora de televisão nos entrevistaram querendo saber do trajeto que está sendo feito, das dificuldades enfrentadas entre outras curiosidades.

As pessoas costumam usar roupas típicas e cobram para os turistas tirarem fotos com eles. Dá dó de vê-los usando animaizinhos como filhotes de alpaca como “chamariz”.
Enquanto alguns companheiros ficaram tomando conta das motos, outros foram procurar alojamento. Conseguimos o mesmo hotel que nos hospedamos em 2.009, chamado El Andariego. Ele se localiza a poucas quadras da praça central, conta com uma garagem segura para as motos, e o preço é bem acessível. Depois de um banho rápido, e com roupas mais leves, saímos para comprar as passagens para ir a Machu Pichu.

A cidade está cheia de turistas das mais diferentes nacionalidades, e, portanto, a procura por este tur é muito grande. Os preços são em dólares e há inúmeras agências que vendem esse pacote, variando muito os valores, portanto, é válido sempre fazer uma pesquisa de preços antes de efetuar a compra. Os preços também variam de acordo com os horários de ida e volta, e vale dizer que tudo aqui em Cusco inflacionou muito. O pacote do passeio completo que pagamos em 2.009 o valor de 120 dólares agora gira em trono de 170 a 195 dólares. Alguns companheiros que já fizeram por 2 ou até mesmo 3 vezes o passeio a Machu Pichu, optaram por fazer um tur na cidade de Cusco, bem como fazer umas compras de iguarias locais. Ao outros quatro saíram às 4h da manhã com retorno previsto para as 22:30h.

Nosso almoço-janta se deu às 17:30h. Comemos no restaurante Trattoria umas das mais saborosas truchas desde a estada em Pasto na Colômbia, com nosso amigo e irmão, Hernando, acompanhado com um bom vinho.

Aqui em Cusco acontece um desfile típico pelas ruas que acontece diariamente, 3 vezes ao dia. É uma espécie de carnaval e é lindo de se ver! Apreciamos o desfile e quase meia noite, voltamos ao hotel para descansar.