terça-feira, 23 de agosto de 2011

14º Dia - Caracaraí a Boa Vista e Guiana Inglesa

Decimo Quarto Dia




Décimo Quarto Dia – 12 agosto 2011

Rumo à Guiana Inglesa
Saímos de Caracaraí –RR, exatamente às 8h da manhã. A estrada parecia um tapete, então deu para dar uma esticadinha com as motos e acabamos fazendo rapidamente os 130Km  de Caracaraí à Boa Vista. No Posto de Combustível na entrada da cidade de Boa Vista, eis que encontramos o gerente do Posto BR, Sr Fátio, oriundo de Chapecó-SC.
Estávamos à procura do Hotel Ferrari, comumente chamado de Fórmula 1, no centro da cidade, quando um carro nos deu sinal para parar e pediu o que nós precisávamos. Era o Greg, membro do moto grupo de Roraima, pessoa finíssima que se ofereceu para nos guiar pela cidade a partir de seu carro.  Ele ligou para o presidente e o vice do Moto Grupo daqui de Boa Vista, o Passarinho e o Possebom, verdadeiros irmãos que nos auxiliaram muito na documentação no cartório e do DETRAN para a entrada na Venezuela. Ficou combinado para jantarmos juntos em sua área de encontro e lazer que se situa em uma praça toda estilizada no centro de Boa Vista.
Depois do almoço saímos rumo à Guiana Inglesa. Foram 135 km de Boa vista até a cidade de Lethen na Guiana Inglesa. Tivemos informações de que o asfalto que é de boa qualidade e a ponte na divisa foram feitos pelo Brasil, visando num futuro próximo, um Porto para exportação da zona franca de Manaus. Uma burocracia do cão para carimbar os passaportes, era um tal de vai e vai o tempo todo. À título de curiosidade, na Guiana a língua oficial é o Inglês; os carros tem o volante no lado direito do condutor e as ruas, no adentrar, são mão inglesa, ou seja do lado contrário do usado no Brasil.
Lethen é uma cidade de aproximadamente oito mil habitantes (achamos que a Inglaterra esqueceu esse povo por aqui, pois há muito pobreza no local). Aproveitou-se para fazer umas comprinhas básicas por lá. Amigos nos alertaram a despeito de furtos e roubos no local, e, por incrível que pareça,um descuido mínimo e lá se foi a jaqueta de viagem da Tita. “Sumiu” na aduana de entrada, ao lado da Guiana em Lethen, o que causou um prejuízo razoável e mais um tempinho extra para providenciar outra, pois não há como viajar sem uma roupa adequada.
À noite, no jantar, nos entregaram toda a documentação prontinha, pois hoje é sexta-feira e caso não providenciássemos tudo a tempo de pegar os órgãos necessários abertos, muito provavelmente teríamos que ficar por aqui até na segunda-feira. Valeu muito a ajuda, galera! Obrigadão!!! Todos do moto grupo, sem exceção, são pessoas muito especiais, divertidas e que levam a sério o espírito de motociclismo. Eles se reúnem todos vestidos a caráter e só falam de motos, nada de negócios. Foi servido um saboroso carreteiro com direito até a uma banda de rock e a praça lotou.





Foi fantástico e o convite oi lançado para que essa galera bacana venha até o nosso encontro no próximo ano. Quem sabe, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário