Editado por Bamberg
32º dia – 30 de Agosto de 2011
Hoje o dia foi reservado para efetuar um tour pela cidade de Bogotá, capital da Colômbia e bem cedo o pessoal se acordou para o café no hotel e seguir a programação pré-definida na noite anterior pelo grupo durante o jantar.
Enquanto o grupo faria o tour por Bogotá, o companheiro Filippi e o Venezuelano Carlos (piloto particular do Paini) iriam à agência da BMW para fazer a revisão na moto e consertar o cavalete central que deixou de funcionar durante a viagem.
Contratamos uma van e nos deslocamos num primeiro momento ao teleférico Monserrate para poder apreciar a paisagem e visualizar toda a cidade de Bogotá.
O teleférico Monserrate foi construído para atender ao crescente número de peregrinos que subiam ao Santuário de Monserrate nos anos 50 sendo o único meio de acesso por um trem funicular ou trem alado.
O teleférico leva em torno de 04 minutos para subir um percurso de 820m e nos leva a uma altitude de 3.152 sendo que a cidade de Bogotá já se encontra a 2.640 m acima do nível do mar.
Depois que subimos ao topo do Monte Monserrate o grupo pode apreciar a vista panorâmica de toda a cidade de Bogotá, visão fantástica que encanta pelo tamanho da cidade e chama a atenção de como ela é bem projetada com ruas muito bem distribuídas.
A história relata que no período colonial, a capital do Vice-Reinado se estabeleceu em Bogotá, sede do governo espanhol e da alta hierarquia eclesiástica. No bairro da Candelária e seus arredores se conservam casas e templos que guardam seus tesouros. Muitas destas construções se converteram em museus onde se podem apreciar as manifestações artísticas e culturais de nossos ancestrais.
Bogotá, anteriormente conhecida como Santa Fé de Bogotá é a capital e a maior cidade da Colômbia. Fundada em 1538 por Jiménez de Quesada, tendo sido a capital do Vice-Reinado de Nova Granada até a independência.
Como o principal centro financeiro, cultural, administrativo e urbano do país, Bogotá possui aproximadamente 7,2 milhões de habitantes baseado em números do ano de 2010, residindo apenas em seu núcleo urbano, enquanto que a região que a região metropolitana de Bogotá, que engloba todas as cidades e povoados vizinhos, possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, sendo desta forma a quarta mais populosa cidade da América do Sul, superada somente por São Paulo, Rio e Janeiro e Buenos Aires.
Sua altitude (2.640 metros acima do nível do mar) a coloca como a 3a capital de maior altitude do mundo, atrás apenas de La Paz, na Bolívia e de Quito, capital do Equador. O crescimento constante de Bogotá tentando se estabelecer como uma das cidades mais importantes do mundo não foi despercebido.
Em 2008, o World Cities Study Group and Network (GaWC) do Reinbo Unido, incluiu o nome da cidade em uma lista de cidades classificadas por sua economia, cultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos. A cidade foi classificada na mesma categoria de outras áreas metropolitanas do mundo de grande destaque, como San Francisco, Washington, Los Angeles, Dubai, São Paulo e Berlim, sendo que a cidade ficou acima de outras como a Filadélfia, Boston, Miami e Montreal. Os principais órgãos do governo federal encontram-se na cidade.
O visual que proporciona a todos que visitam o Monte Monserrate é encantador e inclusive tivemos a oportunidade de participarmos um pouco da missa que estava sendo celebrada na igreja construída junto ao santuário e todos aproveitaram para rezar e pedir a benção para uma boa viagem.
Em seguida, descemos o teleférico novamente e rumamos em direção a Praça Bolívar onde se localizam os poderes judiciários, legislativo e uma grande igreja. Praça bem ampla dando o destaque a arquitetura das edificações em volta dela, mas roubam o ar da graça mesmo, são as pombas que vem em bandos, para comer o milho das mãos dos turistas, milho, aliás, que é vendido por vendedores ambulantes.
Como tínhamos apenas meio dia de turismo, pois a tarde a viagem teria que continuar para que consigamos cumprir o roteiro e estar no dia 03-09 em Guayaquil (Equador) para o vôo às Ilhas Galápagos e por isso retornamos ao hotel para nos preparar e seguir viagem, quando recebemos o recado do Filipi de que a moto não tinha ficado pronta.
No período da tarde aconteceu o que todos temiam, a moto ficou pronta somente às 18h e quando o Filipi foi usar o cavalete para estacionar a moto no hotel, já não funcionava mais, o que foi uma decepção para todos.
Mesmo assim, pretendemos seguir viagem amanhã de madrugada, por volta das 05h da manhã e tentar chegar até Pasto na Colômbia, onde reside o Sr. Ernando, que havia nos visitado no Motocão/2011, sendo que o mesmo tem uma agenda de roteiros turísticos muito bem programada para nós e está apreensivo aguardando a nossa chegada.
Bom pessoal, amigos internautas, por hoje vamos ficando por aqui.
Um grande abraço.
Bamberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário