terça-feira, 30 de agosto de 2011

Editado  por Tita e Bamberg

Vigésimo Oitavo Dia  28º dia – 26 agosto 2011

Retorno Panama e Tur por Cartagena

Resolvemos dar uma esticadinha maior no berço hoje. Acordamos às 7h30min e arrumamos as bagagens para o retorno a Cartagena. Após o café da manhã, nos deslocamos ao aeroporto internacional do Panamá com uma van que havíamos contatado no dia de ontem ao custo de 10 dólares por pessoa, pois o aeroporto ficava a uma distância considerável. Fomos com bastante tempo de antecedência, pois os tramites são um pouco demorados. Ao chegar, fomos direto fazer o check in, e em seguida nos dirigimos ao setor de imigração para carimbar os passaportes. No setor do check in havia um simpático cachorro da Policia que ficava circulando e cheirando a tudo e a todos em busca de narcóticos. Ao passar pelo detector de metais, lá vai todo mundo tirar seus sapatos e cintos.
Quando nossas bagagens de mão passaram pelo raio x, novamente alguns companheiros perderam produtos de higiene pessoal. A segurança no aeroporto como um todo é bastante severa, o que por vezes se torna até mesmo constrangedor. Alguns aprovam essas medidas e outras incomodam-se com elas, mas o fato é que elas acabam nos propiciando uma maior segurança.
O vôo desta vez levou apenas 50 minutos. Um vôo tranqüilo e sem turbulências. O almoço que estava meio “fraquinho”. Saudades do tempo em que se comia bem em vôos.
Chegando em Cartagena, tivemos uma grata surpresa. Nosso parceiro e amigo venezuelano, Carlos, estava lá aguardando nossa chegada. E mais, nos presenteou com uma lavagem em todas as seis motos. Elas estavam irreconhecíveis. Além disso, havia providenciado a lavagem das roupas sujas que haviam ficado no hotel, bem como, negociado uma van para nos levar fazer um city tur na bela cidade de Cartagena. O Carlos está se saindo melhor que encomenda e já cativou a todos.
Bem, mal deu tempo de tomar uma ducha e o motorista da van já estava lá nos aguardando. Cartagena é uma cidade linda que se encontra localizada na orla do Mar do Caribe e Oceano Atlântico. Conta com muitos portos e bahías, sendo a maior delas muito semelhante à Bahia de Guanabara.

Visitamos um forte muito interessante que fica localizado na parte antiga da cidade. Há uma verdadeira cidade dentro dele o que o torna diferente dos demais. Além do casario da época, notam-se novas construções. Há barzinhos, restaurantes, lojas, farmácias e comércios em geral. Sua extensão é de mais de cinco km e a pé se leva umas cinco horas para explorá-lo.

A posição estratégica de Cartagena de Índias, principal mercado de escravos da América do Sul, fez com que a cidade fosse cobiçada por corsários ingleses que com regularidade tentavam tomá-la. Construíram-se fortalezas que a converteram no porto mais protegido da América. Em seu recinto amuralhado se conserva o centro histórico, com importantes construções civis e religiosas, tesouros pelos que foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade.
Já a burguesia encontra-se a beira mar, lugar nobre com enormes aranha-céus. Prédios muito vistosos e com arquitetura de muito bom gosto. Subimos em um morro onde antigamente funcionava um convento. Lá fica o ponto mais alto da cidade, propiciando uma visão ímpar de toda a cidade de Cartagena.
 Resolvemos dar uma parada em uma das praias para tirar umas fotos. Como o mar estava convidativo, resolvemos tomar uma branquinha antes de dar seqüência em nosso tur. De repente, do nada, surgem várias mulheres de cor negra e nos propõem uma massagem. Sem que concordemos começam a nos massagear com um creme verde, malcheiroso que parecia ser feito com abacate e óleo. Começam a massagear nossos pés e pernas e na seqüência, costas, braços, rosto e até no couro cabeludo. Não adiantava dizer que não queríamos, eram mãos para todos os lados. A Tita e o Carlos filmando e fotografando, além de rirem à beça.

Na verdade, estávamos nos achando o gás da coca-cola ou até mesmo a última bolachinha do pacote, afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de receber uma massagem, feito um milionário árabe, ao ar livre e junto à orla do Mar do Caribe. Ah, não bastasse a massagem vip, ainda apareceu uma bandinha lá para tocar somente para nós. Fala sério! Tínhamos razão ao elevar nosso ego.
Depois desse merecido relax, hora de voltar ao hotel e tentar tirar essa meleca do corpo.
Saímos para comer uma suculenta parilla e voltamos ao hotel para nos deitar um pouco mais cedo. Amanhã deveremos estar cedinho nos direcionando até o Yate Club para fazermos um passeio até a Ilha do Rosário que durará até o final do dia.
Muito protetor solar nesses corpinhos brancos!!!