terça-feira, 23 de agosto de 2011

15º Dia - Boa Vista RR a Venezuela

Decimo Quinto Dia

Décimo Quinto Dia – 13 agosto 2011
Ontem, esquecemos de tirar um sarrinho do nosso amigo Deja. Ele foi até o HSBC e não conseguia sacar dinheiro. Chamou um colega para ajudar, chamou outro e nada. Os demais desceram de suas motos e foram em seu auxílio. Para nossa surpresa o problema do Deja era “amnésia”. Ele não conseguia se lembrar da senha do cartão. Ahhh, amigão! Essa ajuda não podemos lhe dar.
Também esquecemos de lhes falar a despeito daqueles fortões da foto de ontem. Eles estavam no mesmo hotel que o nosso. O grandão com 2mt de altura é simpático na mesma proporção de seu tamanho. Ele é o Mondragon, atleta de luta livre e estava lá para competir no domingo, dia 14 de agosto em um Campeonato Internacional de Luta Livre que ocorrerá em Boa Vista na Vila Olímpica. Todos da sua equipe foram bem acessíveis e simpáticos conosco.
Hoje saímos de Boa Vista às 10:45h da manhã. Fizemos 250 Km até a cidade de Pacaraima, ainda lado brasileiro. Primeiramente fomos abastecer as motos em um posto de combustível do lado venezuelano. A fila de carros brasileiros era imensa, mas neste posto as motos têm preferência e não precisam fazer fila. O frentista, inclusive, parou os carros e nos chamou para encostarmos as motos e prontamente as abasteceu. Por ser um posto de fronteira onde brasileiros abastecem, o preço do litro é de 2,50 bolivares, o que equivale a R$0,50(cinqüenta centavos de real) o litro. Enchemos o tanque das seis motos e gastamos 160,00 bolivares o que equivale a aproximadamente R$35,00 (trinta e cinco reais). Neste mesmo local há vários cambistas. Cambiamos o real por 4,67 bolivares, ou seja, quase 5 por 1.
Primeiro fomos abastecer as motos e pagamos R$0,50 o litro da gasolina (Lado brasileiro). Depois fomos à Polícia Federal carimbar os passaportes (exigência na Aduana Venezuelana), mas como já eram 12h30min tivemos que esperar até as 14h. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, então, preenchemos esse tempo almoçando numa churrascaria, pois a chuva não dava trégua.
Depois do almoço, fomos até a Polícia federal para então carimbar nossos passaportes, o que foi bem rápido em função de termos o carimbo da Guiana, feito no dia anterior, dispensando, assim, um novo levantamento de ficha criminal. Na seqüência fomos até a Aduana Venezuelana, onde o expediente se dá das 8h às 12h e das 14 às 18hs de segunda a sexta-feira e aos sábados, que foi nosso caso, se dá até as 16:30h. Por sorte nossa, o pessoal aduaneiro foi muito gentil conosco. Um deles era filho de brasileiros e era motociclista, portador de uma moto 200 cilindradas. O Filippi o brindou com um boton e um adesivo do moto grupo.
Os documentos que foram necessários na Aduana (original e Xerox):
- Passaporte;
-Carteira de Habilitação;
-Documentação do Veículo;
-Licença para Trânsito na Venezuela (feito no DETRAN de Boa Vista);
- Apólice de Responsabilidade Civil de Automóvel (carta verde);
- Autorização passada por cartório (cartório de Boa Vista).
Terminado o processo todo nós adentramos Santa Helena de Uairén, cidade fronteiriça do Brasil com a Venezuela. Andamos mais ou menos 25 Km até chegar ao centro da cidade, onde ficamos hospedados em um Hotel.
A intenção amanhã é sair as 5h da madruga para fazer o máximo de kilometragem, afinal, estamos com déficit de 2 dias em nosso roteiro inicial.
Obs: Infelizmente ontem perdemos um amigão nosso que era também integrante do moto grupo Cães do Asfalto, Fausto Werlang. Ele havia mudado de cidade em função da profissão, contudo, sempre manteve o contato e a amizade e vinha com muita freqüência a São Miguel. Era uma pessoa muito estimada por todos e que, sem dúvidas, deixará saudades. Amigão, fique em paz. Seus amigos que partilham de sua paixão por duas rodas.

1. Prezados Cães do Asfalto, sou Marcos Werlang, integrante dos Amigos pela América que voces encontraram na Bolivia/Peru. Fui o responsável pelo roteiro da viagem, mas infelizmente não pude ir (assuntos profissionais).
    Tenho parentes em São Carlos - SC. Quando li o nome do Fausto Werlang, fiquei curioso. Boa viagem